Nossa História

A Copa Contestado de Velocross completa 10 anos de existência no Estado de Santa Catarina, tendo seu início no ano de 2006 com competições nas cidades de Papanduva, Canoinhas, Mafra e região norte do Estado, solo onde aconteceu, nos idos de 1912 a 1916, a Guerra do Contestado, origem do nome da competição.

No período compreendido entre 1912-1916, na área então disputada pelos Estados de Santa Catarina e Paraná, denominada região do Contestado, uma luta pela posse de terra levou às armas cerca de 20 mil sertanejos. Revoltados com os governos estaduais, que promoviam a concentração da terra nas mãos de poucos e com o governo federal, que concedeu uma extensa área, já habitada, à empresa norte-americana responsável pela construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul no território, os caboclos enfrentaram as forças militares dos dois Estados e do Exército Nacional, encarregados pela repressão. Liderados inicialmente por um monge peregrino, que um ano mais tarde, após sua morte, faria eclodir um movimento messiânico de crença na sua ressurreição e na instauração de um reinado de paz, justiça e fraternidade, os revoltosos chegaram a controlar uma área de 28 mil quilômetros quadrados. Com o propósito de garantir direito de terras, combateram a entrada do capital estrangeiro, que explorava a madeira e vendia a terra a colonos imigrantes. A Guerra do Contestado como ficou conhecido.

Atualmente a Copa Contestado de Velocross é disputada em todo o Estado de Santa Catarina, devido ao grande número de pilotos participantes e sua estrutura e organização, é convidada por vários municípios a levar o evento à suas cidades.

Aqui você encontra as últimas notícias sobre a Copa Pro Tork Contestado de Velocross, calendário atualizado, classificação da temporada, informações sobre as provas e fotos exclusivas.

Acesse e curta também nossa fanpage https://www.facebook.com/copacontestado e fique por dentro de promoções especiais.